Velas Festivas: as Velas no Judaísmo
As velas carregam vários significados simbólicos no Judaísmo. Sua luz é, muitas vezes, vista como um lembrete da presença divina de Deus. Quando acesa durante as festividades judaicas e Shabat, ela nos lembra da santidade desses dias. As duas velas acesas no Shabat também servem como um lembrete da obrigação bíblica de “lembrar e guardar” o sábado. Velas brancas tradicionais podem ser utilizadas, bem como luminárias. Assim que elas são acessas, nos livramos de todas as preocupações cotidianas e do trabalho. De sol a sol, somos ordenados de relaxar, rezar, comer e desfrutar da companhia de amigos e familiares. É como olhar para frente a cada semana!
A chama da vela, para o Judaísmo, representa a alma humana e nos remete a pensar na fragilidade e na beleza da vida. As chamas respiram, crescem, mudam e lutam contra a escuridão, a qual faz desaparecer. A luz bruxuleante nos lembra da fragilidade de nossas vidas e daqueles que amamos. Por isso, os judeus acendem velas memoriais em festividades específicas e no aniversário da morte de entes queridos, data conhecida como Yortsait. A vela memorial destina-se a queimar por 24 horas e é oferecida em uma variedade de tamanhos (curtas e longas), envoltas em vidro ou em metal. Ao acendê-las, homenageamos nossos entes que já se foram. Refletimos sobre suas vidas e nos lembramos do por quê foram tão especiais para nós.
No ritual do fim do Shabat, utiliza-se uma vela de Havdalá, que é trançada e possui mais de um pavio, a fim de criar uma grande chama. Ela simboliza a divisão entre o mundo superior e inferior, tendo o Shabat como passagem. Uma vez que a chama da vela foi apagada, o Shabat termina e a nova semana começa. Estas velas trançadas estão disponíveis em uma grande variedade de cores, designs e tamanhos. Acendida uma hora depois do pôr-do-sol, bebemos vinho e aspiramos as especiarias aromáticas que aquecem nossa alma. Os conjuntos de Havdalá são encontrados em uma ampla variedade de estilos e são excelentes presentes para inauguração de um novo lar ou de casamento.
Durante Chanucá, comemoramos a vitória dos Macabeus sobre os governantes greco-sírios e o milagre feito por Deus, ao manter acesa por oito dias uma vela de óleo que deveria durar apenas um. Honramos o “Festival das Luzes” acendendo uma vela a cada noite, brincando com piões, comendo latkes de batata e sufganiyot, e presenteando nossos entes queridos. No World of Judaica há também opções de recipientes de óleo que podem ser usados para iluminar sua menorá em lugar de velas. Já as velas podem ser encontradas em diferentes cores e tamanhos.