Joias de Bat-Mitsvá
O Bat-Mitsvá é um momento extremamente excitante na vida de uma menina.Ao tornar-se “oficialmente adulta”, ao menos segundo a lei judaica, a menina bat-mitsvá recebe um banho de presentes de todos os tipos, desde livros a roupas e, claro, joias. Por essa razão, joias de bat-mitsvá são um presente bastante popular.
Há muitos tipos, como brincos, pulseiras e pingentes, entre outros. Se você estiver buscando joias para um ente querido, algumas questões devem ser levadas em conta. Primeiro, você precisa decidir seu orçamento. Há joias de bat-mitsvá feitas de ouro e diamantes que são, naturalmente, menos acessíveis do que as feitas de cobre. Se o seu orçamento é limitado, não desanime: algumas das mais belas joias de bat-mitsvá são acessíveis a todos. Por exemplo, um colar de prata com coração, que fazem conjunto com brincos, são ao mesmo tempo acessíveis, bonitas e elegantes. A Estrela de David de zircão é linda e, com certeza, muito mais acessível do que a peça com diamantes. Não deixe que limites no orçamento o impeçam de adquirir a joia perfeita. Navegue por nossas páginas e você certamente encontrará aquela que atenderá à sua expectativa.
O segundo passo, depois de definido o orçamento, é descobrir qual o gosto da menina a ser presenteada. Joias de bat-mitsvá muitas vezes representam a identidade judaica. Colares de chai, por exemplo, são muito populares, pois são elegantes, bonitos e com temática religiosa. Será que a menina em questão nunca usa joias? Nesse caso, ela ficará feliz em possuir uma? Presentear com uma joia significa, também, satisfazer a presenteada, mas ao mesmo tempo celebrar a sua maturidade. Normalmente, as pessoas gostam de, de alguma forma, incorporar um objeto de
Judaica à joalheria. No lugar de um Chai ou de uma Estrela de David, você pode ter o nome hebraico da menina gravado nas joias de bat-mitsvá. Essa é uma ótima idéia, porque essa peça transcende os limites de idade. Ou seja, ela vai continuar adorando o presente muitos anos depois de seu bat-mitsvá, e ele certamente se transformará em uma peça de herança na família.
Guia de Joias de Bat-Mitsvá
O bat-mitsvá celebra o início da maioridade judaica da menina judia, que acontece aos doze ou treze anos de idade, dependendo da tradição. Este é um importante evento do ciclo de vida, muito valorizado na comunidade judaica. O bat-mitsvá é uma ocasião celebrada por família, amigos e muitas vezes pela comunidade da sinagoga. Entre as tradições para essa data estão um discurso de Dvar Torá sobre a porção da Torá da semana ou um jantar festivo.
O que é uma joia de Bat-Mitsvá?
O bat-mitsvá é um evento importante na vida de uma menina. Ele pode ser comemorado com uma festa, jantar em família ou ainda de outras formas. É costume presentar a garota nessa ocasião e agora, uma vez que ela tornou-se “adulta” na visão judaica, a joia torna-se uma ótima opção de presente.
Joias de bat-mitsvá podem incluir uma gama de opções que incluem anéis, brincos, colares e pulseiras. É importante que a joia seja produzida com a mais alta qualidade, para que ela possa ser utilizada ao longo de toda a vida. É muito comum oferecer, nessa data, joias com símbolos judaicos.
Materiais
As joias de bat-mitsvá podem ser de prata, estanho ou ouro. As correntes de colares e pingentes podem variar de materiais simples como a prata ou elegantes opções em ouro. Joias mais caras adicionam pedras preciosas ou diamantes.
Decorações
Joias de bat-mitsvá podem ser decoradas com diferentes símbolos judaicos. Estes incluem, mas não se limitam, Estrelas de David, Chamsa e Chai. Não se conhece a origem da Estrela da David, mas é ela que mais representa a comunidade judaica nos tempos modernos. Já o símbolo Chai é a palavra hebraica para a vida. Estes ícones são comumente utilizados em pingentes de colares ou gravados sobre aneis e pulseiras. Algumas pulseiras também podem ter citações hebraicas, como as palavras da bênção Shemá.
Além disso, a joia pode ser desenhada em estilo Choshen ou da Cabalá. O primeiro refere-se a um padrão de doze pedras preciosas, que eram colocadas sobre o peitoral dos sumo- sacerdotes durante o período do Templo Sagrado de Jerusalém. Esse estilo é comumente utilizado em pulseiras e anéis. Já a Cabalá se refere ao estudo místico do Judaísmo e, em termos de joias, podem significar a adição de um Chamsa contra mau-olhado, representando a proteção contra o mal.
Para mais Informações
Para mais informações sobre Joias de Bat-Mitsvá ou outros artigos de Judaica, entre em contato com nossos especialistas em Judaica e tire todas as suas dúvidas.