The Torah scroll is the most sacred object in Judaism. This Judaica item is considered sacred to the degree that once the scroll is completed, we do not touch the actual scroll. It is also not touched so as to ensure we do not erase the text. Thus, when reading from the Torah, in order to show where the reader is in the scroll, we use a Torah Pointer, also known as a Yad.
The Torah pointer is a pointer with a hand at the end with one finger extended. The opposite end usually has a flower or some kind of ornate object. The chain which attaches the Torah Pointer to the scroll usually goes through this object. The chain may be a metal such as silver or steel, but some also are made of a dyed cord, normally in a respectful color such as blue, red or purple.
Ponteiros de Torá
O rolo da Torá é o objeto mais sagrado do Judaísmo. Esse artigo de Judaica é considerado tão sagrado que, após ele ter sido finalizado, não devemos nem ao menos tocá-lo, para que não haja o risco de apagar nem uma mínima letra de seu conteúdo. Assim, ao ler a Torá, é preciso um "Yad", ou um ponteiro que indica o local exato do texto ao longo da leitura.
O ponteiro para a Torá é uma espécie de haste com uma mão e um dedo extendido na ponta. No lado oposto, geralmente há uma flor ou algum outro ornamento. A corrente que prende o apontador ao rolo da Torá pode ser feita de metais como prata ou aço, mas há também aqueles que são feito de cordão, muitas vezes azuis, vermelhos ou púrpuras.
Os ponteiros para a Torá são confeccionados com diferentes materiais e podem conter pedras preciosas. Normalmente são feitos de prata, mas também são encontradas peças de madeira, estanho, cobre ou ouro. Os dois primeiros são os mais acessíveis e normalmente são brilhantes e coloridos. Neles estão pintadas cenas de Jerusalém, das Sete Espécies ou a Estrela de David. A mão normalmente é feita de metal.
Os modelos mais caros são feitos de cobre, prata ou ouro. Eles podem levar nomes gravados, um verso da Torá ou imagens de Jerusalém. No entanto, você pode escolher algo diferente, como flores e videiras. O ponteiro mais caro é feito de ouro ou de prata esterlina 925, que pode custar até 50 vezes mais do que qualquer outro modelo. O ponteiro de ouro não é comum e esse metal é normalmente utilizado apenas para acrescentar detalhes à peça.
O ponteiro constitui um grande presente de Bar-Mitsvá ou Bat-Mitsvá. Nele você pode gravar o nome do presenteado, a data do evento e dar a ele ou ela antes da cerimônia, para que possa utilizá-lo na primeira vez em que for chamado à Torá. Outro bom presente de bar-mitsvá é uma Atara, que pode ser bordada com o nome do presenteado. Oferecer um ponteiro como presente para uma sinagoga é uma linda forma de homenagear alguém a quem se ama, e pode ser personalizado com seu nome. Ele certamente se transformará em um item na herança familiar.
Guia de Ponteiros para Torá
A Torá é o mais sagrado dos livros do Judaísmo. O rolo é escrito à mão em pergaminho por um escriba e então colocado em dois cilindros e mantidos dentro do Aron HaCodesh. A cada semana, uma porção da Torá é lida em voz alta para a comunidade. Assim, ao longo do ano, toda a Torá é acompanhada pela comunidade. Por ser tão sagrada, e para prevenir danos no pergaminho e na tinta com a qual ela é escrita, a Torá não deve ser tocada à mão, mas somente um ponteiro especial para sua leitura.
Leitura Pública da Torá
A Torá contém os cincos livros de Moisés Gênesis, Êxodos, Levítico, Números e Deuteronômio. Juntos, esses livros compõem a Bíblia judaica que contém a Lei e a Tradição Judaica (sobre o qual todos os demais livros e comentários estão baseados). Nos tempos antigos, a maioria da população não podia ler e o estudo da Torá e seu estudo era restrito a eruditos. Mais tarde, quando os judeus retornaram à Terra Santa após o exílio da Babilônia (em 538 EC), Ezra o Escriba iniciou a prática de leitura da Torá em público, para que todos pudessem ouvir as palavras sagradas. A exata tradição e o ritual de leitura da Torá mudou ao longo dos anos, mas o princípio de ler a Torá para toda a comunidade foi mantido.
Como é feita a Torá
Há muitas leis e tradições específicas que regem a fabricação de uma Torá. É um processo tão complexo que somente um escriba instruído (também chamado de "sofer", em hebraico) pode realizá-lo. O sofer escreve à mão toda a Torá em caligrafia especial, utilizando uma pena e uma tinta especial sobre pergaminho produzido com o couro de um animal casher. A Torá contém exatamente 304.805 letras e nenhum erro é permitido.
Apontadores para a Torá
Tanto por razões práticas (para prever danos ao pergaminho) quanto religiosos e espirituais (para honrar a Torá com respeito), o pergaminho não deve ser tocado e o leitor não pode acompanhar a leitura utilizando seu próprio dedo. Em lugar, ele utiliza um ponteiro para Torá (ou “yad”, que em hebraico significa mão) para essa atividade. A mão foi desenhada com esse propósito e, por isso, ela tem geralmente, em sua ponta, o formato de um dedo. O ponteiro pode ser de diversos tipos de material, mas geralmente é feito de prata ou de madeira.
Seja ornamentado ou simples, o ponteiro para a Torá constitui um presente cheio de significado para um menino que faz bar-mitsvá ou para meninas em bat-mitsvá, celebrando a primeira vez em que podem participar da leitura pública de Torá como um membro adulto de sua comunidade.
Para mais Informação
Para mais informações sobre Ponteiros de Torá ou outros Artigos para a Sinagoga, entre em contato com nossos especialistas em Judaica.