Candelabros
Acender velas de
Shabat é uma mitsvá. A iluminação das velas inaugura o sábado e cria um espírito de paz e harmonia na casa, ou Shalom Bait. Tradicionalmente, duas velas de Shabat são acesas representando os dois mandamentos de lembrar (zachor) e observar (shamor). Tornou-se uma tradição em muitas comunidades adicionar mais uma vela para cada criança que nasce na família. Assim, muitas famílias optam por candelabros de prata sobre
castiçais. Para coroar esta tradição, candelabros judeus podem ser encontrados com até 11 ou 12 braços.
O candelabro judaico original é aquele de ouro sólido com sete braços que existia no Templo Sagrado de Jerusalém. Muitos dos candelabros usados para o Shabat são de prata e tipicamente de forma circular. Os candelabros típicos têm cinco ou mais braços e tornaram-se o foco de muitos ourives. Ao criar intrincados padrões e desenhos, e dobrando os braços, eles são capazes de otimizar a luz emitida por estes candelabros de prata. Os artesãos competem para criar o mais belo possível candelabro de prata.
Candelabros judaicos tornam-se herança de família e muitas vezes são passados de geração em geração. Candelabros de prata transmitem sofisticação e classe e podem transformar qualquer sala em uma obra-prima. No World of Judaica, oferecemos uma grande variedade de modelos tradicionais, modernos, contemporâneos e elegantes. Cada um de nossos candelabros de prata tem de cinco a 11 braços para atender às necessidades de sua família. Oferecemos opções em prata, níquel, estanho e prata, para que se adequem ao seu estilo pessoal e orçamento. Nossos artesãos elaboram candelabros de prata que se tornam presentes maravilhosos de
casamento ou para inauguração de um novo lar.
Muitos de nossos candelabros de Shabat são personalizáveis e podem ser criados com diferentes números de braços, conforme o necessário para sua família. Entre em contato com nossa
Equipe de Suporte ao Cliente para saber sobre os preços desses itens, bem como para sanar qualquer dúvida que você possa ter.
Guia dos Candelabros
Candelabro é o termo tradicional que determina uma peça que recebe múltiplas velas, normalmente decoradas, e cada braço recebe uma vela, sendo conectado a uma coluna ou pedestal. O Shabat é a festividade judaica mais frequente, o dia de descanso, que acontece no sétimo dia da semana. É tradicional acender-se velas de Shabat e muitas famílias utilizam para isso um candelabro.
A História do Candelabro Judaico
O candelabro judaico original era feito de ouro sólido, com sete braços e permanecia dentro do Templo Sagrado de Jerusalém. Há uma reprodução que está exposta no bairro judaico da cidade velha de Jerusalém. Atualmente, o candelabro judaico mais conhecido é a menorá de Chanucá. Candelabros são largamente usados pelas comunidades judaicas em todo o mundo, tanto para o Shabat quanto para as demais festividades judaicas.
Número de Braços
O candelabro de Shabat varia de família para família. Tradicionalmente, duas velas são acesas no Shabat, representando os dois mandamentos de lembrar (zachor) e observar (shamor). Tornou-se uma tradição em muitas comunidades judaicas adicionar uma vela para cada criança que nasce na família. Apesar de o candelabro típico ter 5 braços, muitas vezes você poderá encontrar peças com até 12 braços.
O candelabro de Chanucá, ou menorá, normalmente é plano e tem 9 castiçais, sendo um para cada um dos 8 dias e o nono para acondicionar a vela do Shamash, que é usada para acender as demais.
Decoração
Candelabros judaicos tornaram-se o foco de muitos ourives. Normalmente circulares em design, estes candelabros vão desde os muito simples até os extremamente ornamentados. O ourives usa a combinação de alguns detalhes, como o ângulo dos braços, para otimizar a iluminação produzida pelas velas. Os candelabros passam por um extensivo processo de concepção, criação de protótipos e produção final na oficina do ourives. Muitos apresentam padrões florais e formas de diamantes criados através dos processos de ourivesaria de “repousse” e “chasing”. Repousse é uma técnica em que o metal maleável é ornamentado martelando- a partir do verso para criar um projeto em relevo. Chasing é a técnica oposta, e os dois são usados em conjunto para criar a peça. É também conhecida como “embossing”. Outras técnicas usadas para decorar os candelabros incluem a lapidação. Nesta técnica, os metais preciosos são moldados para criar peças com as qualidades do diamante.
Para mais Informações
Para mais informações sobre candelabros, castiçais e menorás, sinta-se à vontade para contatar nossos especialistas em Judaica e sanar todas as suas dúvidas.