Bat-Mitsvá
O bat-mitsvá é um momento emocionante da vida das meninas judias. Prestes a entrar em sua fase adulta, ao menos do ponto de vista religioso, elas recebem presentes de todo o tipo, sejam livros, roupas e, claro, joias. As joias voltadas ao bat-mitsvá são, provavelmente, as mais populares entre as joias judaicas.
Elas podem ser de todos os tipos: brincos, pulseiras, pingentes. Se você está buscando uma joia, precisa, antes, definir alguns parâmetros. Em primeiro lugar, claro, qual será o valor a ser investido. Joias de ouro ou com diamantes são menos acessíveis do que aquelas feitas de cobre. Se seu orçamento for limitado, não se sinta desencorajado: há muitas opções acessíveis como, por exemplo, um lindo colar com pingente de coração em prata que combina com brincos, um conjunto bonito e clássico ao mesmo tempo. Um pingente em formato de Estrela de David de zircônia é também uma ótima escolha, e muito mais acessível do que aquele que leva um diamante. Não deixe que o limite de seu orçamento o impeça de encontrar a perfeita joia de bat-mitsvá, pois aqui você certamente encontrará a opção que procura, em todos os sentidos.
Uma vez que seu orçamento está definido, tente descobrir quais as preferências da presenteada. Joias de bat-mitsvá trazem, geralmente, motivos judaicos, como por exemplo o tão popular colar com Chai. A garota já usa joias com esses temas? Caso não, ela ficará feliz em receber uma? Uma joia como presente de bat-mitsvá tem o objetivo de fazê-la feliz mas, também, de celebrar sua maturidade. Normalmente, as pessoas gostam de incorporar o Judaísmo às suas joias. Outra opção é, em vez em um Chai ou uma Estrela de David, dar uma corrente com o nome gravado. Essa é uma grande ideia porque transcende o limite de idade, o que significa que ela utilizará a joia por muitos anos depois de seu bat-mitsvá e, mais tarde, ela se tornará uma peça de herança dentro da família.
Guia de Bat-Mitsvá
No judaísmo, o bat-mitsvá é um ritual de passagem para as meninas aos 12 anos de idade. As meninas são consideradas adultas nessa época, de acordo com a tradução judaica. Não se espera que elas leiam a Torá nesse momento, como é esperado dos garotos em seu bar-mitsvá. No entanto, muitas vezes elas podem fazer um pequeno discurso ou dizer um "Dvar Torá" a respeito da porção da Torá lida naquela semana. É costume para alguns celebrar o bar-mitzvá convidando amigos e parentes para celebrarem juntos. E essa é a oportunidade de enchê-las de presentes.
Para o bat-mitsvá, é costume distribuir kipás aos convidados no serviço religioso do sábado de manhã. Também é tradicional dar à menina judia joias, porta-joias e artigos judaicos como castiçais ou caixinhas de tsedacá.
Kipás
Kipás são oferecidas para amigos e parentes no serviço religioso no sábado de manhã. Homens da família da menina que faz bat-mitsvá lêem a Torá nesse dia. Eles devem estar usando uma linda kipá nessa ocasião.
As kipás podem ser feitas de couro, camurça, cetim, veludo ou serem bordadas. Elas podem ter uma grande variedade de cores e padrões e serem personalizada – é bastante comum personalizar a kipá com o nome da menina e a data do bat-mitsvá.
Joias
A joia constitui um presente tradicional de bat-mitsvá, quando a menina comemora sua maioridade religiosa. A joalheria de bat-mitsvá é bastante comum e inclui colares, pulseiras, anéis e pingentes, abrangendo desde clássicos do dia-a-dia até peças com diamantes.
As joias de bat-mitsvá normalmente trazem símbolos judaicos como a Estrela de David, a Chamsa e o design Choshen. Outras opções incluem o colar com o nome em hebraico ou a mezuzá com os Dez Mandamentos, simbolizando o compromisso da menina com o Judaísmo. Essas joias podem ser feitas de prata, ouro e aço inox.
Porta-Joias
A jovem "bat-mitsvá" certamente acumulará várias joias, uma vez que esse é um presente tão popular, e ela precisará de uma caixinha para armazená-los. Esse é um presente ideal e que vai decorar o quarto com graça. Porta-joias são geralmente feitos de madeira e trazem diferentes designs. A caixinha pode ser fechada com um fecho simples ou com cadeado e chave.
O porta-joias também poderá ser personalizado com o nome da presenteada.
Porta-Velas e Castiçais
Castiçais são um presente de bat-mitsvá maravilhoso, pois podem ser utilizados ao longo de toda a vida. É costume que a mulher acenda as velas de Shabat todas as sextas-feiras à noite. A mulher solteira normalmente acende uma vela e a casada, ao menos duas. A menina poderá acender uma vela até que ela se case e mais tarde, depois de se casar, levar com ela o conjunto.
Esse é um presente para toda a vida, que passará de geração para geração.
Para mais Informações
Para mais informações sobre a celebração do bat-mitsvá ou outros artigos judaicos, por favor entre em contato com nossos especialistas, que solucionarão suas dúvidas.