Rolo de Mezuzá
O propósito principal de fixar uma mezuzá ao batente é atender ao mandamento bíblico. A fonte bíblica onde está citada a mitsvá de fixar a mezuzá é encontrada na Torá, no livro Deuteronômio. Está escrito: "E você escreverá nos umbrais de tuas portas". A mezuzá é uma pequena caixinha que contém um pergaminho e deve ser afixada no batente da porta. O rolo é a parte mais importante da peça, pois é onde está contida a bênção.
Pergaminhos casher não podem ser impressos a partir de um computador ou escritos em caneta esferográfica. O processo de preparação do rolo de mezuzá é semelhante àquele da escrita da Torá. O pergaminho deve ser manuscrito por um sofer (escriba judeu observante), em pergaminho feito com a pele de um animal casher. O rolo de mezuzá contém 22 linhas de 713 letras, com passagens dos trechos Deuteronômio 6:4-9 e Deuteronômio 11:13-21. O texto de cada um tem que estar perfeitamente escrito e na ordem correta, utilizando tinta especial feita a partir de vegetais. Utiliza-se, para isso, a pena de uma ave casher (ganso ou peru).
O pergaminho da mezuzá é cuidadosamente inspeccionado por um especialista, que checa erros eventuais ou letras formadas incorretamente. Quaisquer erros fazem com que o pergaminho seja invalidado. O pergaminho é enrolado, colocado dentro de uma caixinha de mezuzá e só então é fixado no batente direito da casa.
Mezuzás precisam ser afixadas no batente externo de cada cômodo da casa e em locais de trabalho, com exceção dos banheiros.
Enquanto algumas mezuzás são fornecidas já com o rolo, outras não. É fundamental que você garanta um pergaminho casher para suas mezuzás. Para obter mais informações sobre os pergaminhos ou as caixinhas, não hesite em
contatar os nossos especialistas em Judaica.
Guia dos Pergaminhos de Mezuzá
Você sempre encontrará uma mezuzá no batente das casas judaicas, não importa em que lugar do mundo. Embora tenha-se o costume de chamar de mezuzá a caixinha onde está inserido o pergaminho, é ele que de fato cumpre a mitsvá da mezuzá e, por isso, constitui a parte mais importante da peça. O pergaminho traz a bênção e fica encaixado dentro da caixinha.
O que é um Rolo de Mezuzá?
O rolo de mezuzá é feito de pergaminho e traz duas passagens da Torá, em hebraico. O pergaminho é enrolado, colocado em uma caixinha decorativa e então anexada ao batente do lar judaico. Para que a mezuzá seja casher, ela deve ser escrita por um escriba judeu -- denominado sofer -- que cuidadosamente a redige, utilizando uma pena casher. O texto na mezuzá traz trechos do livro Deuteronômio (6:4-9 e 11:13-21). O texto deve estar perfeitamente correto e na ordem correta. Uma vez finalizado, o texto é rechecado por um expert. O tamanho padrão da mezuzá é de 6 x 15 centímetros: é muito difícil escrever um texto menor e ainda assim mantê-lo casher.
Materiais
O rolo da mezuzá é feito de pergaminho e escrito com uma tinta especial. O pergaminho deve ser feito com a pele de um animal casher, geralmente uma cabra ou carneiro. A tinta preta é especialmente preparada com ingredientes vegetais. Adicionalmente, a pena utilizada deve ser de um animal casher, como um peru ou ganso.
Texto
O texto da mezuzá traz as passagens 6:4-9 e 11:13-21 do livro Deuteronômio, da Torá, e contém os dois primeiros parágrafos do Shemá, assim como da prece “Vehayá”. O texto contém 22 linhas com 713 letras. Cada uma deve ser escrita perfeitamente, sem erros.
No verso do rolo, escreve-se a palavra Shadai, o nome de Deus, em hebraico. As três letras hebraicas dessa palavra -- shin, dalet, yad -- formam a frase "daltot Yisrael" ou "protetor dos portões de Israel". No batente, a palavra Shadai deve estar apontada para o lado de fora .
Para mais Informações
Para informações sobre rolos de mezuzá, mezuzás e outros artigos judaicos, contate nossos especialistas e tire suas dúvidas, faça comentários sobre nossos produtos ou divida suas preocupações.